Sunday, March 26, 2006

JARDIM

A propósito do que se vai passando na Madeira, António Costa Pinto escreveu (DN 25 Mar.) um elucidativo texto sobre a "qualidade" das democracias.
Recorda-nos ele que "alguns regimes democráticos possuem uma tão baixa qualidade que muito estudiosos começam a classificá-los como semi democracias.
Muito bem.
Ponhamos os pés no chão. A democracia é uma utopia como outra qualquer. À espera de ver a luz do dia. Não é um produto acabado. É um processo, que só terá alguma viabilidade se caminhar sempre no sentido do seu próprio apefeiçoamento.
Falar de democracias como se elas existissem já, e funcionassem de um modo perfeito, é o pior serviço que podemos prestar-lhe. E é só isso que têm feito Americanos (EUA) e Europeus na sua ansia de simultâneamente modificar e continuar a dominar o mundo.
As "democracias" de África e mais recentemente (para os que tenham memória mais curta) a "democracia" Iraquiana aí estão para o demonstrar.
O que Americanos e europeus têm feito é criar modelos hibridos que de democracia só têm o nome . E a máscara que usam é a de uns estranhos processos eleitorais destinados mais a apaziguar as consciências dos promotores desssas alterações (que mentem conscientemente) do que a instalar um regime democrático.
Os politólogos que falam de semi democracias ou não sabem o que dizem ou são adeptos da manutenção desses convenientes e execráveis sistemas. Porque chamar-lhes "democracias" (ainda que em versão diminuída) é conferir-lhes uma dignidade que não têm.
Não há semi democracias.
Ou se compreende e sente a essência da democracia e se acredita nela ou não passaremos de uma grotesca representação.
Nós, Portugueses, com um jovem processo democrático, já conhecemos bem demais as suas limitações e a impotência que somos colocados face aos detentores do poder, seus principais manipuladores.
Acreditar na democracia impõe uma vigilancia permanente das instituições. E a denúncia dos abusos. Dos pecados dos oportunistas de democracia. Que são o que mais para aí temos.
NÃO HÁ semi democracias.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home