Friday, April 07, 2006

Nós e os outros

O governo Canadiano recusou liminarmente a oferta de treze milhões de euros, feita por Cathy Kangas , presidente da empresa de cosméticos PRAI Beauty, para ser entregue aos caçadores de focas , para que cessem, de imediato, o massacre destes mamiferos marinhos na Terra Nova.

A verba oferecida corresponde exactamente à receita que o governo Canadiano diz resultar dos massacres . E não poder dispensar.

O governo Canadiano nem sequer tratou de saber se os caçadores estariam , ou não, dispostos a aceitar a oferta evitando o mortícinio.

Mesmo tendo-lhe sido garantidas as receitas, obrigou os caçadores a ir à vida e condenou os bébés focas à morte.

Retirado o romantismo, de num mundo como o nosso , onde todos os dias morrem milhares de crianças á fome e por falta de assistência mínima, com um absoluto desinteresse de governantes e da comunidade internacional, alguém admitir que conseguiria impedir o massace das pequenas focas a questão é genuina e o drama está presente.

Os governantes Canadianos julgam ter maior dignidade Darwiniana do que as focas.
É o equívoco dos mediocres.

É claro que convencer o governo canadiano que eles próprios estão culturalmente mais animalizados do que qualquer outro animal conhecido, é tarefa ainda mais dificil do que convencê-los a poupar as pequenas focas. Por isso elas irão morrer.
São 325 000 mil focas a abater a tiro e 10 000 a golpes de espigão preso a um pau.

Desdenhoso e mostrando o que lhe vai na alma o governo Canadiano fez saber , através do porta voz do ministério das pescas, que a oferta é inaceitável. "aconselhando"Cathy Cangas a "investir" o seu dinheiro numa causa mais nobre.
Como se estes senhores fizessem a mais pequena ideia do que seja "nobreza".

É neste mundo que vivemos , sem nada poder fazer para o modificar.
O único (triste) consolo que nos resta é saber que muitos milhões de pessoas no mundo se postos perante o dilema de abater uma foca bébé ou um ministro deste (deste!) governo Canadiano , por razões de hierarquização da inteligência e da afectividade, provavelmente hesitariam . Ou...talvez não!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home