Monday, May 01, 2006

Há quem se dedique à observação de aves . Há quem vá para Àfrica ou qualquer outro país de faunas exóticas observar animais raros.Há quem veícule a sua curiosidade para tudo.
Mas ainda ninguém se lembrou que não precisa de gastar dinheiro, nem de sair de casa ou de se arriscar a perigosas doenças para conseguir idêntico gozo.
Basta que apontemos os nossos binóculos para o mais original de todos os animais. O homem . E especialmente para a mais manhosa e traiçoeira da sua sub categoria. Aqueles que se acoitam em quentinhos e uoer protegidos nichos políticos . Com muito cuidado e a uma distância razoável,não vá o diabo tecê-las, pois mesmoassim, são altamente perigosos.
Era êxito garantido.
Há muito por onde escolher porque a lista é grande.
As pessoas escolhem o exemplar que mais atrair a sua atenção e depois é acompanhá-lo, pacientemente, 24 horas por dia, sem que o bicho entenda que está a ser seguido, anotando todos os seus hábitos, reacções e peculiaridades. Não é fácil.Porque muitas vezes desaparecem da familia de origem e vamos encontrá-los perfeitamente integrados, em famílias rivais.E preciso uma vigilância constante também porque quando se preparam para mudar de família começarem a emitir uns grunhidos diferentes, que nunca lhes ouviramos antes e chegam mesmo a adoptar os sons das familias para que querem mudar.
São imprevisiveis.Umas vezes lambem-se uns aos outros, deliciados. Outras vezes ferram-lhes as presas nas jugulares. Nunca estão contentes. Procuram sempre a oportunidade de se diferenciarem. Mesmo quando aparentemente estão em repouso.
Valem qualquer passarão das florestas tropicais.

Podia instituir-se um prémio para as observações mais argutas e garantir a publicação dos trabalhos mais conseguidos.
Garanto o êxito desta nova forma de aproveitar tempos livres.Não há o perigo de as sociedades protectoras dos animais reagirem porque ,ninguém se propõe maltratá-los e a especie não é rara nem está em vias e extinção. Antes pelo contrário. Reproduzem-se como ratazanas e chegará o dia em que, para sobrevivermos teremos, mesmo, de lhes limitar a natalidade.
Eu venho praticando este exercício há longos anos e cada vez o faço commais entusiasmo. Chega a viciar.
Para a nova época já escolhi os meus.
Sigam o meu exemplo. Garanto uma gratificação absoluta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home